Tricologia Médica

Área da dermatologia que estuda os problemas relacionados à queda dos cabelos, distúrbios do couro cabeludo e alterações nos fios.

Existem inúmeras doenças do couro cabeludo que levam à queda dos cabelos ou a sintomas no couro cabeludo. O diagnóstico correto e precoce é fundamental para atingir um resultado satisfatório.

Alopecia é um termo médico que significa ausência ou queda dos cabelos. Existem inúmeras causas de alopecia e para cada uma existe um tipo de tratamento. As mais comuns são:

1- Eflúvio telógeno, que pode ser causado por doença aguda ou crônica (como problemas da tireóide,  diabetes, entre outros), cirurgias, estresse, deficiências nutricionais, dietas restritivas e emagrecimento rápido, distúrbios hormonais, pós-parto, início ou interrupção de pílula anticoncepcional e uso de determinados medicamentos (principalmente anticonvulsivantes).

2- Alopecia androgenética, também conhecida como calvície, que pode ser herdada tanto da família materna quanto paterna, acomete 70% dos homens e 40% das mulheres e tem tratamento para estabilização e melhora do quadro.

3- Alopecia areata: trata-se de uma doença autoimune que “confunde”o cabelo com um invasor, atacando os folículos, levando a áreas  de “falhas ” no couro cabeludo. Pode acometer sobrancelhas, barba, cílios e outros pêlos do corpo.

4- Lique plano pilar: outra doença autoimune, porém aqui a chance dos cabelos retornarem ao normal é mais difícil, pelo fato do nosso sistema imunológico atacar as célular tronco do nosso folículos piloso

5- Alopecia frontal fibrosante: trata-se de um subtipo de liquen plano pilar, mas inicia com perda de pêlos do corpo, seguido dos fios das sobrancelhas e depois da região frontal do couro cabeludo (aumento da testa).

6- Lupus cutâneo: outra doença autoimune que pode acometer o couro cabeludo destruindo os folículos  e consequentemente levando a áreas de falhas.

Tratamentos

Consulta médica completa e detalhada para avaliar a queda de cabelo e propor o tratamento ideal para cada caso.

Inclui a tricoscopia digital, exame realizado em consultório com o Fotofinder®, que trata-se de um microscópio que tem um aumento de até 140x e permite a avaliação detalhada do couro cabeludo. Permite um diagnóstico assertivo da causa da queda de cabelo

A tricoscopia digital é um exame que permite a visualização ampliada do couro cabeludo, dos óstios foliculares e das hastes dos pelos, e é indispensável para a avaliação das quedas e doenças capilares.

Esse exame possibilita um diagnóstico preciso e precoce das alopecias (quedas de cabelo),  sendo capaz de substituir a biópsia do couro cabeludo em grande parte dos casos e permitir um tratamento adequado e individualizado.

Além disso,  obtém imagens detalhadas e objetivas que são armazenadas, tornando possível o acompanhamento dos pacientes de forma fidedigna.

MMP é uma técnica de drug delivery, que consiste na infusão de medicamentos e ativos na pele através de um dispositivo injetável, que leva esses ativos diretamente às camadas da pele a serem tratadas, potencializando o resultado dos tratamentos.

No caso da calvície, são utilizados medicamentos como o minoxidil, dutasterida, fatores de crescimento e vitaminas, dependendo do caso de cada paciente.

O tratamento é bem tolerado e feito em sessões, de acordo com a condição a ser tratada.

Consiste na infusão de ativos semelhantes aos usados no MMP com o objetivo de melhorar a queda e estimular o crescimento dos fios, porém sem utilização de agulhas.